quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cocô de Passarinho (Eva Furnari,2003)



Este livro se resume às tomadas de decisão de um grupo de moradores de uma cidadezinha (bastante entediantes, por sinal) que resolvem solucionar um problema comum: o bombardeio de cocô de passarinho sobre suas cabeças todas as tardes, na praça onde se reuniam. A chegada na cidade de um vendedor de flores e sementes associada à solução dos personagens acarreta em uma sequência de fatos divertidos. E, em suma é uma convite a sairmos da mesmice e encararmos os problemas, refletirmos sobre situações diversas e aproveitarmos melhor a vida coletiva e a beleza que a natureza nos oferece.

Um livro que estimula o respeito e amor aos animais e a vida social, e um grande presente desta autora e ilustradora italo-brasileira maravilhosa, que nos presenteia com tantas obras incríveis.  

Aqui em Casa

Sabrina se diverte muito interagindo principalmente com as ilustrações dos passarinhos e contracenando os diálogos dos personagens. Quando se depara com o pássaro que usa chapéu colorido ela sempre diz: "este aqui sou eu, mainha" e me dá o direito a escolher qual deles desejo ser.  Ela interage  de diversas formas, e a depender do dia também aproveita para fazer contagem numérica dos personagens e elementos do texto. Um exercício interminável para as crianças pequenas.

O esquema de cores escolhidos por Eva é muito envolvente, e o texto em forma de diálogos me permite fazer vozes diferentes para cada personagem quando conto. Mas, em minha opinião, o melhor da festa é quando ela faz a leitura das imagens (ainda não domina o código escrito) e improvisa diálogos com aquela voz fofinha de criança. Nossa, como adoro! Acho que me divirto até mais do que ela. Normalmente, o efeito ao ler um livro da Eva é este: os adultos resgatam suas meninices, e as crianças as aproveitam ao máximo, curtindo juntos as aventuras de seus encantadores protagonistas.

Deixo disponível aqui algumas imagens desta obra linda, altamente recomentada pela FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil para que possam conferir um pouquinho. E um link para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a autora.














Para visualizar o vídeo sobre Eva Furnari:
Clique Aqui!


2 comentários:

  1. Eva Furnari é obrigatório!

    Ainda não conhecia este, gostei, vou correr atrás.

    Ass: Eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já imagino suas gargalhadas quando contar essa história. As meninas vão adorar! Sabrina adora principalmente quando imito o barulhinho dos cocôzinhos caindo nas cabeças dos personagens, e se acaba de rir com o diálogo entre os passarinhos! Olha, é um barato. Eva é perfeita!

      Excluir